Dieta de proteína de Ducan para perda de peso: um menu para todos os dias

Dr. Ducan autor da dieta de proteínas

Deixe-os dizer que deveria haver muitas pessoas boas, mas as meninas não se consolam com este provérbio. E agora, uma jovem ou venerável senhora, depois de digitar alguns, ou um pouco mais, começa a se perguntar como se livrar rapidamente de suas dobras e camadas de gordura. Alguns estão tentando resolver esse problema com um cirurgião plástico, mas esse não é um procedimento barato e nem seguro.

Algumas estão na academia, mas isso implica tempo livre e é bastante difícil, enquanto a maioria das mulheres tenta perder peso por meio de dietas.

As mulheres querem encontrar um para comer gostoso, farto e ao mesmo tempo emagrecer. Surpreendentemente, essas dietas existem. O mais popular deles é a dieta Pierre Ducan.

Princípios gerais e descrição da dieta de Pierre Ducan

O princípio desta dieta é bastante impressionante: coma o quanto quiser - você começa a perder peso! Mas não tudo, mas produtos específicos. O princípio da nutrição é dividido em 4 etapas, cada uma delas desempenha uma tarefa específica e tem sua própria duração.

A primeira fase do menu do dia, que Pierre Dukan chamou de "Ataque", dura de 2 a 7 dias (não mais que 10), depende de quantos quilos você precisa para se livrar - aproximadamente 4 a 5 dias. Durante este período, você pode perder 2 - 5 kg. Esse é um ponto importante no aspecto psicológico: você vê a rapidez com que está perdendo peso, te força a ir mais longe e não parar.

O cardápio é dominado apenas por alimentos protéicos, que podem ser consumidos em qualquer quantidade. Mas para o funcionamento normal do corpo, em particular, o funcionamento do cérebro e dos rins, a glicose e os carboidratos que faltam são muito importantes.

Portanto, o corpo, estando em um estado de estresse e passando fome de carboidratos, está tentando encontrar uma saída. E, como resultado, quebra os depósitos de gordura e sintetiza a partir deles os elementos que faltam. Assim, com a nutrição protéica, as camadas de gordura do corpo diminuem rapidamente.

O corpo não pode ser mantido por muito tempo, sem prejuízo da saúde, com um alimento proteico, ele precisa de aminoácidos, minerais, vitaminas, oligoelementos. Portanto, a partir da próxima etapa da dieta - "Cruzeiro", os vegetais estão incluídos no cardápio do dia.

Nesta fase, as reservas de gordura também diminuem, mas não tão rapidamente como durante o menu do dia do "Ataque". Com o uso dos alimentos, entra uma pequena quantidade de carboidratos e gorduras, que são digeridos e saem do corpo, sem ter tempo de se transformar em camadas de gordura.

Portanto, o corpo, assim como na fase inicial, decompõe o acúmulo de gordura, extraindo os elementos de que necessita. Aproximadamente em uma semana, de acordo com o cardápio de Ducan, a perda de peso ocorre em 1 kg.

Portanto, a duração da etapa vai depender da quantidade de quilos desnecessários - quanto mais, mais longo será o "Cruzeiro". Ou seja, se precisar perder, por exemplo, 2 quilos, então o "cruzeiro" será de 2 semanas.

Ancoragem e estabilização

O que é insidioso em muitas dietas é que, ao final delas, o peso perdido com tanta dificuldade começa a voltar. Portanto, o efeito alcançado da perda de peso deve ser consolidado.

Pierre Dukan também previu isso e, portanto, quando o peso necessário for alcançado e a balança mostrar o valor tão esperado, inicia-se a terceira etapa - "Consolidação". Esta fase é a transição entre a adesão à dieta e o momento em que você pode fazer sem restrição na dieta. Massas, doces, queijos, cereais vão sendo acrescentados lentamente ao cardápio em pequenas quantidades.

A duração dessa fase da alimentação segundo Dukan também é individual e dependerá da quantidade de quilos perdidos. O cálculo é o seguinte - para 1 quilograma perdido - 10 dias de "Fixação". É fácil calcular que quando a dieta cair, por exemplo, 6 kg, a fase de "Fixação" será de 60 dias.

No final da terceira etapa da perda de peso, começa a última etapa - "Estabilização". Recomenda-se continuar este tempo o máximo possível, principalmente porque não há restrições na dieta alimentar. Para não ganhar peso, você só precisa seguir 3 regras:

  • consumir 3 colheres de sopa todos os dias. eu. farelo de aveia, com o qual você pode fazer pão, panquecas, muffins, biscoitos;
  • observar a primeira etapa do cardápio no dia da dieta Ducan um dia por semana;
  • faça uma caminhada todos os dias por 20 minutos.

Essas são todas as regras da quarta etapa para perder peso. Nem tanto para ter uma figura bonita, se sentir bem, pegar olhares de admiração.

Como limpar o corpo de toxinas e toxinas antes de uma dieta

Os médicos consideram um passo importante em qualquer dieta para limpar o corpo com enterosorbent. As preparações absorvem ativamente as toxinas e toxinas que abundam no corpo após a quebra dos depósitos de gordura.

Quando as gorduras são ativamente degradadas, as toxinas passam para a corrente sanguínea, causando um gosto desagradável na boca e náuseas, exacerbação de doenças crônicas, distúrbios fecais e gastrite, opacidade da pele com formação de manchas e acne. As pessoas pensam erroneamente que esses fenômenos estão associados a alimentos de baixa caloria, mas na realidade o problema são as toxinas!

Também é importante que os sorventes preencham perfeitamente o estômago, criando uma sensação de saciedade, e ao mesmo tempo absorvendo o excesso de enzimas e suco gástrico. Assim, seu efeito irritante nas paredes intestinais é removido, assim, a perda de peso não terminará em gastrite.

Quais alimentos podem ser usados com a dieta Ducan

alimentos permitidos para a dieta de Ducan

Para qualquer fase, você precisa usar seus produtos, porém, há momentos que são iguais para todas as fases. Todos os dias, coma farelo de aveia (não flocos) - na fase 1 - 1, 5 colher de sopa. l. , na fase 2 - 2, na fase 3 - 2, 5, na fase 4 - 3.

Bran remove toxinas, reduz os níveis de colesterol e melhora a motilidade intestinal. Se forem consumidos simultaneamente com a comida, são regados com vários copos de água. Beba até dois litros de água todos os dias (exceto café e chá).

Na primeira fase, você pode comer carne bovina, todos os tipos de frutos do mar, carnes de frango sem pele, peixes, língua bovina, presunto magro, ovos, baixo teor de gordura: leite, queijo cottage, iogurte e laticínios.

Os produtos devem passar por tratamento térmico sem adição de óleo, ou seja, devem ser grelhados, cozidos no vapor, em água. Limões, cebolas, alho, sal (um pouco), pepinos em conserva, adoçantes são permitidos. De bebidas - café (tudo sem açúcar), chá de ervas, preto, verde, água mineral.

Na segunda fase, os seguintes produtos são adicionados aos produtos listados acima: pepino, qualquer repolho, tomate, espinafre, pimentão, aipo, aspargo, abobrinha, feijão. Peixe enlatado permitido, palitos de caranguejo, uma colher de cacau, 60 gr. vinho seco, um pouco de azeite.

Nesse estágio, se você precisa perder peso inferior a 10 quilos, é necessário alternar os dias proteína-vegetal e proteína.

No terceiro estágio, 100 gramas são adicionados à ração da primeira e segunda fases todos os dias. frutas (além de cerejas, bananas, uvas), pão (2 peças), um pouco de queijo, vinagre, adjika, gelatina, molho de soja, especiarias, mostarda, arroz duas vezes por semana; batatas; massa; feijões; lentilhas ou ervilhas.

Nessa fase, há uma agradável inovação: uma vez por semana (uma refeição) você pode comprar qualquer coisa, independente da quantidade de carboidratos e calorias do produto. No terceiro estágio, um dia da semana deve ser dedicado à fase de "Ataque". A quarta etapa não tem restrições, exceto observar a fase de Ataque 1 dia por semana.

Que alimentos não devem ser consumidos com a dieta Ducan? Em primeiro lugar, produtos assados, doces e açúcar são proibidos. Exclua manteiga, carne gordurosa, fast food e bebidas fortes nas três primeiras fases.

Cereais e outros produtos amiláceos e farinhentos são permitidos a partir do terceiro estágio em pequenas quantidades. Das frutas, as de alto teor calórico e carboidratos são proibidas - cerejas, uvas e bananas.

Exemplos de dieta durante a dieta de Ducan

A dieta inclui 3 refeições completas e 2 lanches em forma de café da manhã e lanche da tarde.

Esse sistema alimentar é aproximado, você pode focar nele, mas pode mudar e organizar os produtos de acordo com o seu gosto.

Primeiro estágio de proteína:

  • pequeno-almoço: alguns ovos cozidos (ovos escalfados, uma omelete com ervas e leite), uma fatia de peixe salgado ou fiambre, chá ou café;
  • segundo café da manhã: queijo cottage ou farelo, iogurte;
  • almoço: carne magra cozida;
  • lanche da tarde: camarão cozido ou lula;
  • jantar: peixe grelhado ou língua fervida, kefir.

A segunda fase "Cruzeiro":

  • De manhã: ovos mexidos com ervas, pimentão, tomate, requeijão, panqueca de abobrinha, chá com leite.
  • Segundo café da manhã: ovos, exceto fritos.
  • Almoço: frango ou peixe cozido, salada de peixe enlatado, ovos, feijão, pimentão polvilhado com pimenta e temperado com iogurte.
  • Lanche da tarde: peito de frango cozido, salada de legumes temperada com suco de limão, chá de ervas.
  • Jantar: repolho cozido ou vegetais grelhados (berinjela, abobrinha, tomate), carne cozida, kefir.

A terceira fase "Consolidação":

  1. De manhã: bolos de queijo com creme de leite e baunilha, chá verde.
  2. Segundo café da manhã: iogurte e frutas.
  3. Almoço: costeletas de frango no vapor, salada de legumes.
  4. Lanche da tarde: um pedaço de queijo.
  5. Jantar: camarão com macarrão ou arroz.

Exemplos de receitas para a dieta Ducan

Orelha de cabeça de salmão. Por 1 ataque HP. água: uma cebola, uma cabeça de salmão, especiarias a gosto, farelo algumas colheres de sopa.

Preparação:

produtos para sopa de peixe na dieta ducana
  • coloque a cabeça do salmão na água e deixe ferver, retire a espuma;
  • adicione imediatamente a cebola em cubos, temperos e cozinhe por cerca de 45 minutos em fogo baixo (para que os ossos se desprendam facilmente);
  • retirar a cabeça da água, separar os ossos da polpa e devolvê-la à água;
  • para ferver o conteúdo da panela, junte a salsa, o louro e o farelo, quando o líquido voltar a ferver, retire a espiga do fogo e insista com a tampa fechada por cerca de 15 minutos.

Para "Cruzeiro". Em vez de farelo, você pode colocar cenouras picadas, couve-flor (sem fritar) e pimentão. A couve-flor dará à sopa um novo sabor e efeito espessante. No estágio final, você pode colocar uma rodela de limão ou experimentar especiarias.

Peitos de frango macios

Ingredientes: duas colheres de sopa de molho de soja, um quilo de peito, especiarias a gosto, uma colher de mostarda.

Preparação:

  • Corte o peito em pedaços pequenos.
  • Fazemos uma marinada de pimenta, mostarda, sal, molho de soja.
  • Misture o peito com a marinada e deixe repousar de 9 a 12 horas.
  • Em seguida, assamos os pedaços no forno por cerca de uma hora, ajustando a temperatura média.

Sorvete de muesli

Componentes: duas colheres de sopa de farelo de aveia, leite - 260 gr. , Um ovo, adoçante - 3 colheres de sopa. l. , queijo de pasta mole - 35 gr. , creme de leite com baixo teor de gordura - 35 gr. , um pouco de baunilha, raspas de uma laranja.

Preparação:

  1. Ferva o leite, acrescente adoçante, farelo e baunilha e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até o líquido engrossar.
  2. Adicione o ovo batido a esta massa, misture bem e retire do lume.
  3. Em um recipiente, misture as raspas, o queijo e o creme de leite, despeje tudo no líquido com o farelo.
  4. Resfriamos essa mistura por cerca de 30 minutos, despejamos em copos e colocamos no freezer, mexendo de hora em hora, deixando repousar por 5 horas.

Dicas úteis para a dieta Ducan

consulta com nutricionista sobre a dieta ducan

Este sistema alimentar pode ser observado por homens e mulheres sem agredir o corpo, sem se atormentar de fome. No entanto, apesar da dieta econômica, esse alimento apresenta certas contra-indicações.

Observando a fase proteica, em certas pessoas podem ocorrer perturbações hormonais ou agravamento de doenças crônicas. Portanto, existem contra-indicações e restrições.

Contra-indicações:

  • Crianças menores de 18 anos.
  • Tempo de lactação.
  • Grávida.
  • Perturbação dos processos metabólicos.
  • Doenças do sistema cardiovascular.
  • Com estresse mental ativo.
  • Com doenças dos rins, trato gastrointestinal, fígado, gota.

Benefícios da dieta de Ducan:

  • a fome não é sentida;
  • se você seguir uma dieta, pode comer deliciosamente;
  • a dieta é segura;
  • seguir a dieta é muito simples;
  • não há restrições quanto à quantidade de alimentos e ao tempo de ingestão.

Usando o sistema nutricional Ducan, você não experimentará nenhuma restrição alimentar, consumirá apenas alimentos saudáveis, a dieta não é nada agressiva. Este sistema de fonte de alimentação pode ser facilmente usado em casa e em uma festa, um restaurante ou no trabalho.