Dieta para pancreatite. Como ajudar seu corpo

O que é pancreatite? Esta é uma inflamação do pâncreas. Com esta doença, o processo de digestão é interrompido e a nutrição deve ser especialmente suave. Muitos alimentos são proibidos se houver uma exacerbação e, em geral, podemos dizer que a dieta para pancreatite é bastante dura. Vamos descobrir: o que deixar na dieta, o que excluir e de que forma é necessário preparar as refeições.

Princípios nutricionais básicos para pancreatite

  • As refeições devem ser fracionadas.Esta é a primeira regra e base da dieta. O peso máximo por porção é de 300 gramas. Recomenda-se comer 5-6 vezes ao dia, mas apenas um pouco.
  • A comida deve ser macia.No estágio de agravamento, os alimentos podem até ser transformados em mingaus, já que frutas e vegetais duros ou não processados podem causar irritação. Importante: produtos finamente ralados são recomendados apenas na fase de agravamento da doença. A ingestão prolongada de purê de comida pode levar a uma perda acentuada de peso e falta de apetite.
  • Não mais que 50 gramas de gordura por dia.Isso significa que você precisa desistir da manteiga na forma de pasta no pão, pois isso será um fardo extra para o pâncreas. Entre as gorduras, o azeite é recomendado como molho para salada em pequenas quantidades.
  • Tente evitar o açúcar.Adoçantes podem ser adicionados à dieta. Por exemplo, pode ser estévia. Frutas secas são recomendadas como fonte de glicose.
  • Elimine as leguminosas.Eles podem causar gases.
  • Não mais do que 3-5 gramas de sal por dia.Se você conseguir desistir completamente do sal, será ainda melhor e mais útil para o corpo e, especialmente, para o pâncreas na fase de exacerbação da pancreatite.

Menu de pancreatite crônica

No caso da nutrição de forma crônica, a principal tarefa é remover a inflamação da membrana mucosa - não se trata do pâncreas. Neste caso, a comida será dietética, mas aqui não é necessário comer exclusivamente ralado. Isso é necessário apenas no estágio de exacerbação.

Excluir:produtos de fermento frito (incluindo pão de fermento, fermento causa fermentação nos intestinos), temperos quentes e especiarias, alimentos salgados.

Os pratos são cozinhados no vapor, estufados, assados. As receitas estão disponíveis gratuitamente, você sempre pode encontrar em livros de receitas ou na Internet para encontrar o que se adapta às suas preferências de gosto.

O que o pâncreas precisa no estágio de exacerbação da doença? Aminoácidos e vitaminas são o que você precisa durante este período. Claro, eles também são necessários para um corpo saudável em uma base regular. Mais proteína é outra característica da dieta para pancreatite. A proteína promove a síntese de inibidores que suprimem a produção de enzimas pancreáticas.

Menu recomendado para pancreatite:

Além disso, esses alimentos são prescritos por médicos para doenças da vesícula biliar e do fígado.

O conteúdo calórico total da dieta diária não excede 2500 kcal.

  • Para o café da manhã:aveia na água, suco de cenoura;
  • Para o almoço:Maça assada;
  • Para o almoço:sopa (talvez em caldo com carne bem cozida), sopa de purê de abóbora, geléia de baga;
  • Para um lanche da tarde:Chá (fraco) e biscoitos (talvez biscoito);
  • Para o jantar:Costeletas de peixe com baixo teor de gordura cozidas no vapor, vegetais cozidos ou assados (abobrinha, couve-flor), compotas de frutas secas;

É importante seguir estritamente a dieta alimentar para "retirar" o pâncreas da fase aguda da doença, bem como para normalizar o estado da membrana mucosa na forma crônica. Abaixo está uma lista de alimentos que você pode adicionar à sua dieta diária. Embora a dieta para pancreatite seja considerada bastante dura, a lista de alimentos é bastante diversa. A regra principal: preparação correta, e estes serão pratos cozidos no vapor, assados e cozidos. Frito deve ser abandonado por muito tempo (não apenas durante o tratamento), melhor ainda - para sempre.

um nutricionista recomenda um paciente com dieta para pankteatite

Lista de alimentos durante o tratamento da pancreatite:

  • Papa de aveia na água:trigo sarraceno, farinha de aveia, arroz, semolina;
  • Legumes e frutas cozidos:maçãs, abobrinha, couve-flor, cenoura, beterraba. Frutas secas também são recomendadas em pequenas quantidades (20-30 gramas por dia);
  • Sopas de purê, sopas de vegetais, sopas de caldo baixo(com carne pré-cozida);
  • Eu no:peito de frango cozido ou assado, peru, carne bovina, coelho;
  • Um peixe:pescada, lúcio, juliana e outros peixes magros. Como a carne, o peixe é assado no forno, cozido ou cozido no vapor;
  • Você pode usar ovos cozidos (proteínas), pão sem fermento, biscoitos;
  • Doce:frutas secas, marshmallows, marmelada, geleia, biscoitos, geleia, compotas. O chá deve ser fraco. Recomenda-se uma decocção de rosa selvagem, camomila;

Ao diagnosticar uma doença, o médico fará uma consulta individual de tratamento medicamentoso, além de redigir uma dieta que deve ser rigorosamente seguida.

Certifique-se de consultar um médico para que o tratamento da pancreatite seja eficaz e leve à recuperação.